O que é o adicional de periculosidade?
Adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado exposto a atividades perigosas, conforme prevê a Norma Regulamentadora 16 (NR-16).
É uma forma de compensar possíveis danos aos trabalhadores pelo risco inerente ao exercício de profissões consideradas pela CLT como periculosas.
São consideradas atividades ou operações perigosas, aquelas que, por sua natureza, ambiente ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:
Roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, produtos inflamáveis, explosivos ou energia elétrica.
Inúmeras profissões tem o direito de receber esse adicional, pois os profissionais colocam a própria vida em risco, as mais comuns são:
Se identificou com alguma das profissões, ou das situações em que caberia periculosidade? Já recebe este adicional?
Caso você trabalhe em uma função que se encaixe nestas situações, e ainda não receba o adicional, poderá conversar com seu empregador para tentar receber estes valores, e caso ele se negue a pagar, poderá ingressar com ação judicial pleiteando estes valores, e até mesmo pedir rescisão por justa causa.
Luiz Conrado Pesente Gehlen
OAB/PR nº 91.066
Advogado Trabalhista e Tributário
🚨 Atenção, mamães e empregadores!As novas regras da licença-maternidade já estão valendo com a Lei nº 15.222/2025. Agora, em casos de internação da mãe ou do bebê por mais de 2 semanas: ✅ A licença-maternidade de 120 dias começa a contar após a alta hospitalar.✅ Períodos de repouso antes e depois do parto podem ser […]
Mais InformaçõesO Decreto nº 12.636/2025, publicado no Diário Oficial da União, regulamenta a pensão especial destinada a filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio, prevista na Lei nº 14.717/2023. 👩👧 Quem tem direito:Crianças e adolescentes com menos de 18 anos na data do óbito da mãe, com renda familiar de até ¼ do salário mínimo […]
Mais InformaçõesHomem tem auxílio acidentário prorrogado após perícia A Perícia Médica Federal reconheceu que o segurado ainda não possui condições de retornar ao trabalho, pois permanece em reabilitação fisioterápica pós-operatória. 📌 Com base no Art. 71 do Decreto nº 3.048/1999, ficou comprovado que os requisitos para o benefício foram atendidos:✔ Segurado do INSS✔ Incapacidade temporária para […]
Mais Informações