
Ao adquirir um imóvel através de financiamento, o comprador tem conhecimento que ainda não é o legítimo proprietário do bem, mas o que acontece se o comprador vem a falecer antes de efetuar a quitação integral da divida?
– Na maioria das vezes, o contrato de financiamento é formalizado com uma cláusula de seguro, extinguindo a obrigação de efetuar o pagamento das parcelas vincendas (que ainda não venceram), em caso de falecimento.
Não existindo seguro no financiamento, os herdeiros poderão assumir o pagamento das parcelas que ainda estão para vencer, ou quitar integralmente a divida, partilhando o bem em inventário.
Referente ao imposto (ITCMD), os herdeiros irão recolher apenas sobre o valor a ser transmitido, ou seja, o valor efetivamente pago pelo falecido, ainda em vida.
46 Em caso de dúvida, consulte um advogado especialista na área.
Conteúdo produzido pela Dra. Chris Brandelero.



A Comissão da Câmara aprovou um projeto que permite ao segurado especial receber pensão por morte acima de um salário mínimo sem perder essa condição — algo proibido hoje pela lei. 👉 A proposta corrige uma injustiça histórica e amplia a proteção previdenciária de agricultores familiares, pescadores artesanais, seringueiros e demais segurados especiais. 🔎 O […]
Mais Informações
A juíza Erotilde Minharro explica que o processo segue normalmente, e o trabalhador tem prioridade no recebimento dos valores devidos, até o limite de 150 salários mínimos. ⚖ 📄 Após a decisão judicial, o empregado deve se habilitar no juízo da falência para entrar na fila de pagamento.
Mais Informações
A 6ª Turma do TST decidiu que o contato direto com pacientes infectados pela Covid-19 garante o adicional de 40% (grau máximo) — mesmo sem atuação em área de isolamento. 📍 O caso envolveu uma socorrista de Montes Claros (MG) que trabalhou na linha de frente durante a pandemia e recebia apenas o grau médio […]
Mais Informações