
Essa é uma situação bastante comum, que normalmente ocorre no terreno dos pais ou familiares do casal.
‼️ Porém, é algo temporário e sem nenhuma garantia, tendo em vista que caso ocorra o falecimento do proprietário, será necessário regularizar a situação através da abertura de inventário.
E uma situação ainda pior, é quando o relacionamento do casal chega ao fim, iniciando a discussão sobre a propriedade do bem construído no terreno de um terceiro, mas com o comum esforço do casal.
E o que fazer nesses casos?
A Lei prevê que a construção pertence ao proprietário do terreno, entretanto, se realizada de boa-fé, o responsável pela construção terá direito a receber uma indenização.
Lembrando que essa situação precisará ser comprovada, através de notas fiscais, recibos, fotos, testemunhas, entre outros documentos necessários ao convencimento do juiz.
O valor da indenização será calculado com base no valor gasto para a construção do imóvel e o valor de mercado no momento do pagamento da indenização.
Também é possível adquirir esse imóvel, se o valor da construção for consideravelmente superior ao valor do terreno em si, desde que o proprietário esteja de acordo.
Chris Kelen Brandelero
OAB/PR nº 91.055
Advogada de Direito Civil, Família e Sucessões.



As férias coletivas são previstas na CLT (arts. 139 a 141) e podem ser adotadas pela empresa em períodos de baixa demanda.Mas atenção: existem regras, prazos e direitos que devem ser rigorosamente cumpridos. ✔ Comunicação ao sindicato e ao Ministério do Trabalho✔ Aviso prévio aos trabalhadores✔ Pagamento antecipado com adicional de 1/3✔ Registro correto no […]
Mais Informações
O julgamento no STF que discute os descontos indevidos nos benefícios do INSS, feitos sem autorização expressa dos segurados, foi suspenso.Com pedido de destaque do ministro André Mendonça, o caso saiu do ambiente virtual e agora será analisado presencialmente no plenário do STF, ainda sem data definida. 👉 O processo trata de descontos vinculados a […]
Mais Informações
O CRPS reconheceu como atividade especial os períodos em que o segurado trabalhou exposto a ruído acima dos limites legais — garantindo o direito à conversão do tempo especial e à revisão da aposentadoria, com aumento na renda mensal. A decisão reafirma que:✔ Ruído deve ser aferido por metodologia adequada (NHO-01/NR-15);✔ O uso de EPI […]
Mais Informações