Demitir trabalhador em tratamento contra o câncer é presumidamente discriminação.

  • Home
  • Demitir trabalhador em tratamento contra o câncer é presumidamente discriminação.
Demitir trabalhador em tratamento contra o câncer é presumidamente discriminação.
  • 17 de janeiro de 2023

Já ouviu falar em dispensa discriminatória? A dispensa discriminatória é aquela em que o empregador demite o funcionário em razão de uma condição particular da pessoa, como por exemplo, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade e doença.

Na ocorrência da dispensa discriminatória, o trabalhador tem direito de escolher entre:
A) Ser reintegrado ao trabalho com recebimento de todos os salários desde seu afastamento;
B) Não voltar ao trabalho mas receber em dobro todos os salários do período de afastamento.

Ainda, o trabalhador terá direito a uma indenização por danos morais.

Na grande maioria dos casos, o trabalhador deve comprovar que houve a dispensa discriminatória, contudo, o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, é no sentido de que se o empregado for dispensado durante o tratamento contra o câncer, essa dispensa é presumidamente discriminatória.

Desta forma, a empresa é quem deve provar que a dispensa não foi discriminatória.

Muitas vezes, o trabalhador fica afastado para tratamento, e quando retorna, é imediatamente dispensado, ou ainda, passado alguns dias do retorno, a empresa opta por desligar este funcionário, ainda assim, considera-se como discriminatória este tipo de dispensa, pois o câncer não se cura instantaneamente, leva-se tempo, o trabalhador fragilizado, precisa de acompanhamento médico por um longo período a fim de evitar a recidiva.

O mesmo vale para portadores de HIV.

Conteúdo produzido pelo Dr. Luiz Conrado Gehlen.

Publicações Relacionadas

🆕 Câmara aprova mudança importante para agricultores e segurados especiais! 🌾⚖

🆕 Câmara aprova mudança importante para agricultores e segurados especiais! 🌾⚖

A Comissão da Câmara aprovou um projeto que permite ao segurado especial receber pensão por morte acima de um salário mínimo sem perder essa condição — algo proibido hoje pela lei. 👉 A proposta corrige uma injustiça histórica e amplia a proteção previdenciária de agricultores familiares, pescadores artesanais, seringueiros e demais segurados especiais. 🔎 O […]

Mais Informações
💼 Quando a empresa vai à falência, os direitos trabalhistas continuam garantidos!

💼 Quando a empresa vai à falência, os direitos trabalhistas continuam garantidos!

A juíza Erotilde Minharro explica que o processo segue normalmente, e o trabalhador tem prioridade no recebimento dos valores devidos, até o limite de 150 salários mínimos. ⚖ 📄 Após a decisão judicial, o empregado deve se habilitar no juízo da falência para entrar na fila de pagamento.

Mais Informações
💉 Socorrista do SAMU tem direito reconhecido ao adicional de insalubridade em grau máximo!

💉 Socorrista do SAMU tem direito reconhecido ao adicional de insalubridade em grau máximo!

A 6ª Turma do TST decidiu que o contato direto com pacientes infectados pela Covid-19 garante o adicional de 40% (grau máximo) — mesmo sem atuação em área de isolamento. 📍 O caso envolveu uma socorrista de Montes Claros (MG) que trabalhou na linha de frente durante a pandemia e recebia apenas o grau médio […]

Mais Informações
LGPD
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Para maiores informações sobre como tratamos os seus dados, visita nossa página de Política de privacidade.