
Em caso de venda do imóvel, o inquilino (locatário) possui sim preferência na sua compra, mas o que isso significa?
Resumidamente, caso o proprietário do imóvel decida vendê-lo, deverá comunicar previamente o atual locatário de sua decisão.
E o ideal é que essa comunicação seja realizada por escrito, a fim de evitar problemas futuros, constando o valor e uma proposta para negociação.
Se o proprietário do imóvel não comunicar o locatário, este poderá entrar com ação judicial, solicitando a reparação por perdas e danos, ou ainda, solicitar a aplicação do direito de preferência, com o depósito do valor do imóvel, no prazo de 6 meses a partir da venda (registro em cartório).
Lembrando que existem situações que não possibilitam o exercício do direito de preferência, como nos casos em que a venda é realizada por decisão judicial, permuta, doação, integralização de capital, cisão, fusão ou incorporação.
Chris Kelen Brandelero
OAB/PR nº 91.055
Advogada de Direito Civil, Família e Sucessões



A 6ª Turma do TST decidiu que o contato direto com pacientes infectados pela Covid-19 garante o adicional de 40% (grau máximo) — mesmo sem atuação em área de isolamento. 📍 O caso envolveu uma socorrista de Montes Claros (MG) que trabalhou na linha de frente durante a pandemia e recebia apenas o grau médio […]
Mais Informações
Uma decisão recente do Conselho de Recursos da Previdência Social reconheceu que as seguradas especiais, como agricultoras familiares, têm direito ao salário-maternidade mesmo sem contribuir para o INSS. 💪✨ O benefício foi concedido a uma trabalhadora rural que teve o pedido negado inicialmente pelo INSS, mas conseguiu reverter a decisão em recurso administrativo. ⚖ 👉 […]
Mais Informações
Saiba que você tem direitos garantidos por lei, com ✅ Aviso prévio (indenizado ou cumprido)✅ Férias proporcionais + 1/3 adicional✅ 13º salário proporcional✅ Saque do FGTS + multa de 40%✅ Seguro-desemprego (se preencher os requisitos) Não deixe seus direitos passarem despercebidos.
Mais Informações