
Primeiramente, gostaria de esclarecer, que o empregado doméstico, é todo aquele trabalhador ou trabalhadora que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana.
Essa categoria de trabalhadores, se enquadra na lei 150 de 2015, cuja qual, prevê em seu art. 3º que considera-se trabalho em regime parcial aquele que não exceda 25 horas semanais, ou seja, os que ultrapassem as 25 horas são considerados trabalhadores em período integral, deste modo, passa a ter direito ao salário INTEGRAL.
A depender do estado, o trabalhador(a) doméstico terá direito ao salário mínimo ou nacional.
Caso o(a) trabalhador(a) doméstico(a) realize esta jornada mas não receba o valor integral, poderá buscar na via judicial as diferenças dos últimos 5 anos.
Fique ligado, o próximo post desta semana falará sobre o salário mínimo estadual para as domésticas no PARANÁ.
Conhece algum(a) trabalhador(a) doméstico(a)? Então não marca ele(a) aí nos comentários ou compartilha esse conteúdo para que mais pessoas fiquem por dentro dessas informações!
⚖️ Conteúdo produzido pelo Dr. Luiz Conrado Gehlen



Saiba que você tem direitos garantidos por lei, com ✅ Aviso prévio (indenizado ou cumprido)✅ Férias proporcionais + 1/3 adicional✅ 13º salário proporcional✅ Saque do FGTS + multa de 40%✅ Seguro-desemprego (se preencher os requisitos) Não deixe seus direitos passarem despercebidos.
Mais Informações
Beneficiários do Bolsa Família e do BPC não poderão mais apostar em sites de bets 🎯💰As plataformas são obrigadas a bloquear o cadastro e encerrar contas de quem recebe esses benefícios, com devolução do saldo ao usuário. ⚙ A verificação será feita pelo CPF, por meio do sistema do governo federal.📆 As regras já estão […]
Mais Informações
O Conselho de Recursos da Previdência Social reconheceu o direito de um segurado à aposentadoria por tempo de contribuição, após comprovar que ele trabalhou exposto a agentes nocivos, como óleos, graxas e solventes — os chamados hidrocarbonetos aromáticos. 🧾 A decisão foi baseada no Decreto nº 3.048/99 e garantiu o direito adquirido antes da Reforma […]
Mais Informações