INDENIZAÇÃO SUBSTITUTIVA DA ESTABILIDADE!
Se a trabalhadora estava gestante durante o contrato de trabalho, poderá ter direito a indenização substitutiva de sua estabilidade.
Como regra geral, as trabalhadora gestante são detentoras de estabilidade em seu emprego, ou seja, não podem ser dispensada sem justa causa.
Nos casos em que a trabalhadora encontrava-se gestante durante o contrato de trabalho, poderá pedir sua reintegração ou a indenização substitutiva.
A indenização substitutiva que tratamos aqui, é para que a trabalhadora receba os salários e vantagens que teria direito durante a estabilidade, de forma indenizada.
Ou seja, a trabalhadora poderá receber, sem trabalhar, os meses de gestação e mais 5 meses após o nascimento de forma indenizada.
⚖️ Conteúdo produzido pelo Dr. Luiz Conrado Gehlen
🚨 Atenção, mamães e empregadores!As novas regras da licença-maternidade já estão valendo com a Lei nº 15.222/2025. Agora, em casos de internação da mãe ou do bebê por mais de 2 semanas: ✅ A licença-maternidade de 120 dias começa a contar após a alta hospitalar.✅ Períodos de repouso antes e depois do parto podem ser […]
Mais InformaçõesO Decreto nº 12.636/2025, publicado no Diário Oficial da União, regulamenta a pensão especial destinada a filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio, prevista na Lei nº 14.717/2023. 👩👧 Quem tem direito:Crianças e adolescentes com menos de 18 anos na data do óbito da mãe, com renda familiar de até ¼ do salário mínimo […]
Mais InformaçõesHomem tem auxílio acidentário prorrogado após perícia A Perícia Médica Federal reconheceu que o segurado ainda não possui condições de retornar ao trabalho, pois permanece em reabilitação fisioterápica pós-operatória. 📌 Com base no Art. 71 do Decreto nº 3.048/1999, ficou comprovado que os requisitos para o benefício foram atendidos:✔ Segurado do INSS✔ Incapacidade temporária para […]
Mais Informações