Quando se torna segurado do INSS, o contribuinte passa a ter direito não apenas ao benefício de aposentadoria, mas também a outros benefícios.
Existem outros tipos de benefícios previdenciários, que o segurado passa a ter direito, e que pode vir a precisar receber, que são:
O INSS é um seguro, portanto, você segurado paga sua contribuição, sem saber se vai usar, ou mesmo, quando vai precisar usar esse seguro.
Desta forma, para você segurado poder usar desse seguro, precisa contribuir com o INSS, não apenas pensando em uma futura aposentadoria, mas também pensando que também pode vir a precisar receber algum outro benefício diferente da aposentadoria, ou até mesmo seus dependentes após seu falecimento.
O INSS. precisa de uma contrapartida, para poder pagar o seu benefício, é como um seguro de carro, você pode receber o seguro do seu carro, caso aconteça danos materiais, mas se você não pagar o seguro, não terá o direito de receber, então esta situação serve como exemplo para a previdência.
Portanto, sempre mantenha a qualidade de segurado do INSS, para que seus direitos sejam resguardados, e quando precisar, possa estar assegurado pela previdência.
Dúvidas sobre o assunto do post? Entre em contato via Whatzapp!
Franciele Greice de Azevedo
OAB/PR nº 101.209
Advogada de Direito Previdenciário
🚨 Atenção, mamães e empregadores!As novas regras da licença-maternidade já estão valendo com a Lei nº 15.222/2025. Agora, em casos de internação da mãe ou do bebê por mais de 2 semanas: ✅ A licença-maternidade de 120 dias começa a contar após a alta hospitalar.✅ Períodos de repouso antes e depois do parto podem ser […]
Mais InformaçõesO Decreto nº 12.636/2025, publicado no Diário Oficial da União, regulamenta a pensão especial destinada a filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio, prevista na Lei nº 14.717/2023. 👩👧 Quem tem direito:Crianças e adolescentes com menos de 18 anos na data do óbito da mãe, com renda familiar de até ¼ do salário mínimo […]
Mais InformaçõesHomem tem auxílio acidentário prorrogado após perícia A Perícia Médica Federal reconheceu que o segurado ainda não possui condições de retornar ao trabalho, pois permanece em reabilitação fisioterápica pós-operatória. 📌 Com base no Art. 71 do Decreto nº 3.048/1999, ficou comprovado que os requisitos para o benefício foram atendidos:✔ Segurado do INSS✔ Incapacidade temporária para […]
Mais Informações