
Estamos na reta final das eleições, e, em breve acontecerá a copa do mundo, dois grandes eventos, surgindo o questionamento quanto a colação de bandeiras de partidos políticos, da seleção brasileira e de outras nacionalidades nas janelas ou até mesmo na varanda do apartamento.
🏨 Primeiro, precisamos esclarecer que a fachada do edifício é toda a área externa que compõe o visual do condomínio, como as paredes externas, sacadas, janelas e esquadrias, portas e portões de entrada e saída do edifício entre outros elementos que compõem a harmonia estética.
Então, qualquer ato que altere a forma e a cor da fachada, das partes e das esquadrias externas, caracteriza sim, a alteração da fachada do imóvel, inclusive a colocação de bandeiras de partido político ou até mesmo do Brasil.
Caso algum morador faça alguma alteração proibida pela Convenção do condomínio, a direção do condomínio deve, de forma rápida, enviar uma advertência e solicitar que o morador restabeleça os padrões originais do condomínio, estipulando um prazo, de preferência. Se a advertência não surtir efeito, o morador deve ser multado.
🇧🇷 Mas a simples colocação de bandeira altera a fachada?
Com certeza, imagina se cada um dos moradores resolve colocar bandeira, seja de partido político, seleção do seu país, time do coração ou até outra instalação que de alguma forma altere os padrões originais do imóvel, acarretando, assim, na sua desvalorização. Por isso que o síndico precisa agir de forma rápida.
Chris Kelen Brandelero
OAB/PR nº 91.055
Advogada de Direito Civil, Família e Sucessões



As férias coletivas são previstas na CLT (arts. 139 a 141) e podem ser adotadas pela empresa em períodos de baixa demanda.Mas atenção: existem regras, prazos e direitos que devem ser rigorosamente cumpridos. ✔ Comunicação ao sindicato e ao Ministério do Trabalho✔ Aviso prévio aos trabalhadores✔ Pagamento antecipado com adicional de 1/3✔ Registro correto no […]
Mais Informações
O julgamento no STF que discute os descontos indevidos nos benefícios do INSS, feitos sem autorização expressa dos segurados, foi suspenso.Com pedido de destaque do ministro André Mendonça, o caso saiu do ambiente virtual e agora será analisado presencialmente no plenário do STF, ainda sem data definida. 👉 O processo trata de descontos vinculados a […]
Mais Informações
O CRPS reconheceu como atividade especial os períodos em que o segurado trabalhou exposto a ruído acima dos limites legais — garantindo o direito à conversão do tempo especial e à revisão da aposentadoria, com aumento na renda mensal. A decisão reafirma que:✔ Ruído deve ser aferido por metodologia adequada (NHO-01/NR-15);✔ O uso de EPI […]
Mais Informações