Procedimento para investigação de paternidade: Você sabe como funciona?

  • Home
  • Procedimento para investigação de paternidade: Você sabe como funciona?
Procedimento para investigação de paternidade: Você sabe como funciona?
  • 19 de julho de 2022

Atualmente, quando uma criança é registrada somente em nome da mãe, o Cartório de Registro Civil encaminha a certidão de nascimento, com os dados do suposto pai ao juiz, para que seja realizada a sua notificação, acerca da paternidade.

Em alguns casos, as partes não possuem mais contato e o endereço se encontra desatualizado, ocorrendo, assim, o arquivando do procedimento.

Surgindo informações quanto ao atual paradeiro do suposto pai, a parte interessada poderá requerer que seja realizada uma nova notificação, sendo possível, também, a consulta de endereço através dos dados do suposto pai (CPF).

Porém, independentemente do caso, a abertura da ação judicial é muito comum. Nesse sentido, é imprescindível ter um profissional especializado na área para o acompanhamento.

Neste sentido, importante esclarecer quem poderá ingressar com ação de investigação de paternidade:

1) o filho menor (assistido/representado pelo representante legal) ou o filho maior de idade que não teve o reconhecimento do pai de forma voluntária;

2) os herdeiros do filho, caso ele faleça;

3) o pai, em razão da mãe de seu filho não ter informado o nome do genitor no momento da confecção do assento de nascimento do infante.

Caso o suposto pai negue-se a realizar o exame de DNA, o artigo 2º-A da Lei 8.560/1992 dispõe que gerará uma presunção de paternidade:

Parágrafo único. A recusa do réu em se submeter ao exame de código genético – DNA gerará a presunção da paternidade, a ser apreciada em conjunto com o contexto probatório.

Importante frisar que o filho deverá apresentar provas documentais (fotos, e-mails, mensagens de Facebook, mensagens de WhatsApp, etc) ou testemunhais que comprovem uma relação estável do suposto pai com a mãe biológica ou que revele indícios de paternidade, afim de firmar o convencimento do juiz.

Vale ressaltar que o pedido de reconhecimento de paternidade pode ser feito em qualquer momento, com qualquer idade, mesmo que o suposto pai já tenha falecido.

O artigo “Inventário: Filho não registrado pelo pai, tem direito a herança?” dispõe sobre o tema.

Chris Kelen Brandelero
OAB/PR nº 91.055
Advogada de Direito Civil, Família e Sucessões

Publicações Relacionadas

🆕 Câmara aprova mudança importante para agricultores e segurados especiais! 🌾⚖

🆕 Câmara aprova mudança importante para agricultores e segurados especiais! 🌾⚖

A Comissão da Câmara aprovou um projeto que permite ao segurado especial receber pensão por morte acima de um salário mínimo sem perder essa condição — algo proibido hoje pela lei. 👉 A proposta corrige uma injustiça histórica e amplia a proteção previdenciária de agricultores familiares, pescadores artesanais, seringueiros e demais segurados especiais. 🔎 O […]

Mais Informações
💼 Quando a empresa vai à falência, os direitos trabalhistas continuam garantidos!

💼 Quando a empresa vai à falência, os direitos trabalhistas continuam garantidos!

A juíza Erotilde Minharro explica que o processo segue normalmente, e o trabalhador tem prioridade no recebimento dos valores devidos, até o limite de 150 salários mínimos. ⚖ 📄 Após a decisão judicial, o empregado deve se habilitar no juízo da falência para entrar na fila de pagamento.

Mais Informações
💉 Socorrista do SAMU tem direito reconhecido ao adicional de insalubridade em grau máximo!

💉 Socorrista do SAMU tem direito reconhecido ao adicional de insalubridade em grau máximo!

A 6ª Turma do TST decidiu que o contato direto com pacientes infectados pela Covid-19 garante o adicional de 40% (grau máximo) — mesmo sem atuação em área de isolamento. 📍 O caso envolveu uma socorrista de Montes Claros (MG) que trabalhou na linha de frente durante a pandemia e recebia apenas o grau médio […]

Mais Informações
LGPD
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Para maiores informações sobre como tratamos os seus dados, visita nossa página de Política de privacidade.