Trabalhar todos os dias direto, sem folga? Quais meus direitos?

  • Home
  • Trabalhar todos os dias direto, sem folga? Quais meus direitos?
Trabalhar todos os dias direto, sem folga? Quais meus direitos?
  • 19 de setembro de 2022

Trabalhar todos os dias direto, sem folga? Pode isso?

Todo empregado tem direito ao descanso semanal remunerado, isso quer dizer que o trabalhador tem direito a um dia na semana sem trabalhar, mas que será pago pelo empregador.

O dia de descanso é um direito garantido pela Connstituição Federal, que prevê ainda que o dia de folga será preferencialmente aos domingos.

A lei 605/49, traz que o repouso deverá ter 24 horas consecutivas. A CLT também trata do assunto no artigo 67, garantindo que o descanso deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte..

Na hipótese do empregado faltar durante a semana, não cumprindo sua jornada integralmente, ele não terá direito ao valor correspondente ao dia de descanso, mas a folga permanece normalmente.

Caso o empregado trabalhe por 7 dias consecutivos ou mais, terá direito ao DSR em dobro, além, é claro, das horas extras.

E se o trabalhador nunca tiver folga? além das horas extras e o DSR em dobro, poderá também pleitear indenização por danos morais na justiça do trabalho.

Um ponto importante, é que nestes casos, a empresa nunca paga o valor correto ao funcionário, ou seja, além de tira o bem mais precioso do trabalhador, que seria seu tempo, acaba não pagando corretamente os valores devidos, e raramente quando paga algo, é pago por fora, o que é crime.

Essa situação de trabalhar sem folga, é totalmente ilegal, e o trabalhador pode fazer uma denúncia ao MPT de forma on-line!

Luiz Conrado Pesente Gehlen
OAB/PR nº 91.066
Advogado Trabalhista e Tributário

Publicações Relacionadas

NOVAS REGRAS DE LICENÇA MATERNIDADE:

NOVAS REGRAS DE LICENÇA MATERNIDADE:

🚨 Atenção, mamães e empregadores!As novas regras da licença-maternidade já estão valendo com a Lei nº 15.222/2025. Agora, em casos de internação da mãe ou do bebê por mais de 2 semanas: ✅ A licença-maternidade de 120 dias começa a contar após a alta hospitalar.✅ Períodos de repouso antes e depois do parto podem ser […]

Mais Informações
Pensão para filhos de vítimas de Feminicídio

Pensão para filhos de vítimas de Feminicídio

O Decreto nº 12.636/2025, publicado no Diário Oficial da União, regulamenta a pensão especial destinada a filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio, prevista na Lei nº 14.717/2023. 👩‍👧 Quem tem direito:Crianças e adolescentes com menos de 18 anos na data do óbito da mãe, com renda familiar de até ¼ do salário mínimo […]

Mais Informações
Homem tem auxílio acidentário prorrogado após perícia

Homem tem auxílio acidentário prorrogado após perícia

Homem tem auxílio acidentário prorrogado após perícia A Perícia Médica Federal reconheceu que o segurado ainda não possui condições de retornar ao trabalho, pois permanece em reabilitação fisioterápica pós-operatória. 📌 Com base no Art. 71 do Decreto nº 3.048/1999, ficou comprovado que os requisitos para o benefício foram atendidos:✔ Segurado do INSS✔ Incapacidade temporária para […]

Mais Informações
LGPD
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Para maiores informações sobre como tratamos os seus dados, visita nossa página de Política de privacidade.