Trabalhar todos os dias direto, sem folga? Pode isso?
Todo empregado tem direito ao descanso semanal remunerado, isso quer dizer que o trabalhador tem direito a um dia na semana sem trabalhar, mas que será pago pelo empregador.
O dia de descanso é um direito garantido pela Connstituição Federal, que prevê ainda que o dia de folga será preferencialmente aos domingos.
A lei 605/49, traz que o repouso deverá ter 24 horas consecutivas. A CLT também trata do assunto no artigo 67, garantindo que o descanso deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte..
Na hipótese do empregado faltar durante a semana, não cumprindo sua jornada integralmente, ele não terá direito ao valor correspondente ao dia de descanso, mas a folga permanece normalmente.
Caso o empregado trabalhe por 7 dias consecutivos ou mais, terá direito ao DSR em dobro, além, é claro, das horas extras.
E se o trabalhador nunca tiver folga? além das horas extras e o DSR em dobro, poderá também pleitear indenização por danos morais na justiça do trabalho.
Um ponto importante, é que nestes casos, a empresa nunca paga o valor correto ao funcionário, ou seja, além de tira o bem mais precioso do trabalhador, que seria seu tempo, acaba não pagando corretamente os valores devidos, e raramente quando paga algo, é pago por fora, o que é crime.
Essa situação de trabalhar sem folga, é totalmente ilegal, e o trabalhador pode fazer uma denúncia ao MPT de forma on-line!
Luiz Conrado Pesente Gehlen
OAB/PR nº 91.066
Advogado Trabalhista e Tributário
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu venda, distribuição e uso de alguns lotes de versões do detergente Ypê por “potencial risco de contaminação microbiológica.” De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, detergentes de todas as essências da empresa foram atingidas. Elas foram produzidas em geral entre julho e dezembro de […]
Mais InformaçõesO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalha em um pacote de medidas capaz de gerar uma economia de pelo menos R$ 10 bilhões nos cofres públicos ainda neste ano. Para conseguir isso, o presidente da instituição, Alessandro Stefanutto, afirmou ao jornal O Globo que vão ser analisados os contratos de auxílio-doença, Benefício de Prestação […]
Mais InformaçõesÉ claro que SIM! A gestante tem direito à estabilidade mesmo estando em contrato de experiência. A trabalhadora gestante tem direito à garantia de emprego até 5 meses após o nascimento de seu filho, em alguns casos a estabilidade pode ser ainda maior, pois alguns acordos ou convenções coletivas ampliam este período de estabilidade. Mas […]
Mais Informações